16 de jul. de 2010

(1ª REFLEXÃO) "ENTÃO PARA QUE SERVEM OS ESPINHOS?" (Parte 1)


"A vida sem ser refletida não merece ser vivida." (Sócrates)

Capítulo VII

No quinto dia, sempre graças ao carneiro, este segredo da vida do pequeno príncipe me foi de súbito revelado. Perguntou-me, sem preâmbulo, como se fora o fruto de um problema muito tempo meditado em silêncio :
- Um carneiro, se come arbusto, come também as flores ?
- Um carneiro come tudo que encontra.
- Mesmo as flores que tenham espinho ?
- Sim. Mesmo as que têm.
- Então... Para que servem os espinhos ?

OBS. Vamos começar nosso estudo com o tema em questão; "ENTÃO PARA QUE SERVEM OS ESPINHOS?" Porque é a pricipal chave para o livro. Depois vamos estudar do início, capitulo por capitulo até terminar-mos o livro. Preciso que colaborem postando aquí suas dúvidas seus comentários para que possamos juntos nos ajudar-mos e ajudar também a outros.

Queridos amigos deste blog, se posso ver com meu coração, então os
espinhos da história do Pequeno Príncipe, representam os defeitos e maus
hábitos que encontramos nas pessoas que convivemos e aquelas que amamos.
Estes mesmos espinhos nos fazem sofrer. Sabe aquele jeito grosseiro do modo
de falar daquela pessoa? sabe quando magoa?..
Quando parece que o dinheiro fala mais alto...
Quando as palavras ofendem...
Quando aparecem as mentiras...
Quando a sensação de despreso e solidão se instalam...
Quando dá vontade de sumir...
Quando a vida nos prega uma peça...
Quando o outro esquece o meu aniversário...
Quando há tempestade em copo de água...
Quando parece que meus carinhos não valem nada...
Quando parece que as crises do outro não passam...
Quando o outro não percebe que estou carente...
Quando o outro me faz infeliz...
Quando a cumplicidade se apaga...
Quando a sensação ou a traição surgem...
Quando a coragem do outro desaparece...
Quando a opressão sufoca...
Quando a magia da paixão acaba...
Quando o príncipe ou princesa se torna sapo...
Quando o outro se vai...
Em fim... Quando os espinhos do outro machucam minha alma...
Não estou falando somente de marido e mulher, também de filhos,
pais,irmãos, parentes, amigos, colegas de trabalho etc...etc...etc...
Para que servem os espinhos?
Eles servem para fazer de nós pessoas melhores, ninguém passa pela
vida sem conhecer de vez em quando o sabor amargo dos espinhos.
Perdoar eis a resposta...
Aprender a ser... De novo aprender a ser...
Ser mais paciente... Ser mais “perdoador”...Ser mais fiel...
Aprender com os erros dos outros e não se esquecer que os meus
espinhos também ferem as almas dos outros...
Este é o espírito...
Aprender a amar, mesmo quando parece insuportável...
Compreender a dor do outro, mesmo quando não a compreendo...
Ter paciência com a demora dos mais fracos...
Ajudar a levantar os caídos...
Emprestar meus ombros, meus ouvidos, meu coração...
Perdoar com vontade, com liberdade e verdadeiramente uma traição...
Aprender a ter coragem de amar...
Aprender a sorrir sem guardar magoa...
Aprender a chorar sem rancor...
Aprender a sofrer com maturidade...
Sabendo que tudo passa... Somente o amor fica...
Então para que servem os espinhos?
Servem para me fazer feliz, apreendendo a ser mais feliz...

AUTOR: Eu mesmo... O Pequeno Príncipe.

Segue o trecho do filme que fala sobre o assunto:

1 comentários:

Coisas de menina disse...

Adorei a explicação, realmente acredito q os espinhos citados no livro se refere a isso.Os espinhos, usado como metáfora, são as discórdias, as tristezas que temos com a pessoa que mais amamos. A leitura do livro,me fez ver as diferenças do meu companheiro de outro modo, hoje sei q é necessário, entender para poder ser entendido, por que ninguém é perfeito.É necessário Amar acima de tudo, e só assim os defeitos serão compreendidos.

Postar um comentário

SE VOCÊ GOSTOU PODE COMENTAR AQUI

 

O PEQUENO PRINCIPE E A ROSA Página principal Clik aqui © 2008. Design By: SkinCorner