16/07/2010

BAIXAR O PEQUENO PRINCIPE EM DESENHO ANIMADO RARIDADE



Todo mundo tem um desenho que marcou a infância, aquele que a mínima lembrança nos faz voltar a uma época onde tudo parecia mais simples. E O Pequeno Príncipe, anime clássico dos anos 70 e que chegou ao Brasil na metade dos anos 80, traz esse sentimento de nostalgia em muitos de nós, que cresceram comendo Lanche do Fofão, lendo revistinhas Disney e indo pra escola de kichute.

O anime foi produzido pela Knack Productions (de O Pirata do Espaço) e estreou na Tv Asahi em julho de 1978. Na época, estava em alta fazer versões animadas de clássicos da literatura, e foi assim que Pinochio, Rei Arthur e tantos outras obras de sucesso chegaram à tv. A adaptação de O Pequeno Príncipe foi uma das melhores dessa safra, onde vários conceitos da história original foram alterados para torná-lo mais atrativo para as crianças, lembrando que originalmente o livro está mais para o drama que a aventura mostrada no anime.
O livro
O Pequeno Príncipe é um dos livros mais importantes e mais famosos da literatura mundial, autoria do francês Antoine de Saint-Exupéry, que aliás era jornalista e piloto. Foi escrito em 1943, um ano antes de sua morte (o anvião que Exupery pilotava foi abatido por um piloto alemão e nunca foi encontrado) e é a sua obra mais conhecida. O livro, à primeira vista, parece contar uma simples história para o público infantil. Mas, ele é bem mais do que isto, suas quase 100 páginas trazem uma reflexão profunda dos sentimentos humanos, escrito em grande parte de forma enigmática, filosófica e metafórica. Detalhe que poucas pessoas percebem, já que sua leitura é bem simples para um livro que carrega todas essas características. Desde seu lançamento, O Pequeno Príncipe já foi traduzido para mais de 160 idiomas, o tornando a segunda obra literária mais traduzida em todo o planeta (a primeira é a bíblia).
A história (do anime)
O Pequeno Príncipe vive sozinho no pequeno (e bota pequeno nisso) planeta B612, e suas únicas obrigações são limpar os mini-vulcões, e regar sua flor (que fala e quer a atenção do garotinho só pra ela!).
Só que, como ele se sente muito sozinho em seu mundinho (literalmente), o garoto passa a viajar pelos planetas, afim de conhecer pessoas e fazer novas amizades. Com a ajuda do pássaro Swift e seus companheiros de pena que voam (!?) pelo o espaço, o garoto pega cometas (com a ajuda de uma rede pra capturar borboletas @_@”) e vai com ele até seu destino. No anime, o Pequeno Príncipe diz ter viajado para muitos mundos e galáxias distantes, mas prefere vir à Terra por causa das pessoas que, segundo ele, são muito mais ”amáveis” e com quem ele faz amizade facilmente. Ann.. Ele tinha sorte né?
Diferente do livro, onde o garoto “morre” no final por não poder voltar a seu planetinha (estraguei a história @_@. Mas a “morte” é relativa, depende de sua interpretação da obra…), no final de cada capítulo do anime ele volta pra casa agarrado na calda de um cometa. Isso, é claro, depois de ter ajudado alguém a resolver seus problemas. Sempre que chega aqui, o garoto encontra alguém que precise de sua ajuda pra algo. O engraçado é que o menino sempre diz à todos que vem do espaço, mas ninguém nunca acredita à primeira vista. Só levam a história a sério, quando, no final de cada episódio, ele misteriosamente desaparece (e nunca é mostrado como ele vai embora).
Alguns episódios são clássicos inesquecíveis, como o capítulo em que ele ajuda um garoto e seu avô a realizarem o sonho de voar em um balão, ou quando tenta ajudar um garoto paraplégico a vencer uma corrida de carrinhos de rolimã (ou o equivalente japa^^).
Só que em suas viagens, o menino não encontra somente pessoas, e em alguns capítulos ele também auxilia alguns animais, como uma raposa, claramente inspirado em uma passagem do livro. E por falar na obra, quem a leu (ou mesmo viu o filme - que é bem mais fiel ao livro e era sempre exibido na Sessão da Tarde, até desaparecer nas sessões de cinema da Rede Tv!)) deve se lembrar que a certa altura, o garoto vai parar num deserto e lá, encontra um piloto que tem que fazer seu avião decolar para se livrar do calor escaldante e sobreviver. A versão animada também mostra esse encontro já no primeiro episódio, quando o Pequeno Príncipe vem à Terra à procura de carneiros pra que possam comer os brotos de baobá que teimam em nascer no seu planetinha. Quem conhece um baobá sabe o estrago que ele pode causar ao pequeno planetóide. Realmente, um capítulo inesquecível.
Também vale lembrar do narrador, e seu sotaque francês (uma homenagem à terra natal do criador da história) que sempre aparecia no início e no final de cada capítulo dando um “relatório” da situação, de uma forma bastante íntima, parecendo que estava conversando com o telespectador, ao mesmo tempo que admirava as façanhas do menino.
No Brasil
O Pequeno Príncipe (que aqui tinha voz de menina, era dublado pela Telma Lúcia - a mesma dubladora do Kuririn do Dragon Ball da Gota Mágica XD) chegou ao Brasil na metade dos anos 80 pelo SBT, estreando e sendo exibido nas tardes do canal no programa Oradukapeta (sim, aquele comandado por Sérgio Mallando e que- acreditem!- era uma das melhores coisas daquela época… Pena que hoje o cara virou podreira total, mas é a vida, né? XD). Mesmo com o fim do programa, o anime continuou na grade do canal (que tinha desenho o dia todo! Lembram?) rodando por toda a programação. Durante os anos oitenta o anime reinou absoluto na programação do SBT, se tornando um clássico da emissora. Era um daqueles desenhos que ficavam 1 ou 2 meses no máximo fora do ar, mas sempre voltava (lembram do Pica Pau, Muppet Babies e Pernalonga? Era mais ou menos assim…).
O anime só deixou a grade do SBT no início dos anos 90 (quando todo mundo já tinha decorado os episódios, de tanto que reprisaram), mas ficaria pouco tempo longe da tv. Em meados de 1994, depois de quase 3 anos fora do ar, o anime retornou, e coicidentemente no Programa Sergio Mallandro, saindo posteriormente da grade pra dar lugar à Fly - O Pequeno Guerreiro. Depois disso, perambulou por diversos horários dentro do Sábado Animado (onde era exibido em horários exdrúxulos como às 07:00 da matina…) e desde que o canal fechou parceria com a Disney e Warner, sumiu do mapa sem deixar rastros.
Finalizando…
Definitivamente, O Pequeno Príncipe não é um anime recomendado pra quem curte ação, mas certamente vai cativar a quem gosta de algo mais ”humano”. As histórias singelas do desenho nos remetem à infância, quando tudo parecia menos complicado. As situações nele mostradas são em sua maioria de uma simplicidade assutadora, mas que, de uma forma inexplicavel, cativam o telespectador.
A série, em grande parte, tem um clima triste, isso porquê sempre convida o telespectador a conhecer as dificuldades que as pessoas passam durante a vida, ao mesmo tempo que mostra que é sim, possível superar cada obstáculo, valendo-se da força de vontade, e principalmente, da amizade. Não, eu não copiei isso de lugar nenhum XD. Sei que parece meio troncho, mas eu adoro esse anime XD. E sei que muitos que cresceram assistindo-o compartilham dessa opinião.

Fonte: http://www.cartoonseries.com.br/as_aventuras_do_pequeno_principe.htm)

O formato está em rmvb (necessita de possuir o real player que você pode abaixar no site do baixaki) e deverão ser descompactados (foram compactados pelo programa winrar).
Episódios
01 - Mais alto que o vôo das aguias
02 - Nas asas do amor
03 - O pote de ouro
04 - Em algum lugar do espaço
05 - Visita a um outro planeta
06 - O planeta perfeito
07 - O sonhador
08 - A última viagem da rosa
09 - O melhor presente
10 - Grande demais para este mundo
11 - Para ser um homem
12 - A mala
13 - Pegando carona no cometa Halley
14 - Uma luz na tempestade
15 - Um mundo diferente
16 - A pedra dos desejos
17 - A maleta mágica
18 - Sempre ouça uma raposa
19 - O urso dançarino
20 - Uma carona no cometa de Hally
21 - Uma luz na tempestade
22 - Um mundo diferente
23 - A pedra dos desejos

DOWNLOAD TODOS OS EPISÓDIOS ATÉ O 12º

EPISÓDIO 13-1
EPISÓDIO 13-2

EPISÓDIO  14-1
EPISÓDIO 14-2

EPISÓDIO 15-1
EPISÓDIO 15-2

EPISÓDIO 16-1
EPISÓDIO 16-2

Os outros episódios vc encontra no site: http://desenhosantigosdatv.blogspot.com/2008_03_01_archive.html
Vale a pena conferir este site.
 

O PEQUENO PRINCIPE E A ROSA Página principal Clik aqui © 2008. Design By: SkinCorner