19 de jul. de 2010

(3ª REFLEXÃO)- A BANALIZAÇÃO DAS COISAS SIMPLES.



Para acompanhar no livro click no texto abaixo.

Texto da reflexão:
“Quando encontrava uma (pessoa) que me parecia um pouco esclarecida, fazia com ela a experiência do meu desenho número 1, que sempre conservei comigo. Eu queria saber se ela era verdadeiramente inteligente. Mas respondia sempre: "É um chapéu". Então eu não lhe falava nem de jibóias, nem de florestas virgens, nem de estrelas. Punha-me ao seu alcance. Falava-lhe de bridge, de golfe, de política, de gravatas. E a pessoa grande ficava encantada de conhecer um homem tão razoável. Vivi portanto só, sem amigo com quem pudesse realmente conversar...”
Antoine de Saint-Exupéry - capítulo 1º do livro O Pequeno Príncipe.

Reflexão:
Há algum tempo atrás, trabalhei em uma importante multinacional. Eu era vigilante e ficava a maioria do tempo em pé observando as pessoas. O salário da maioria dos empregados era muito bom, comparado às muitas outras empresas do estado de São Paulo. Eu mesmo no inicio almejava trabalhar na mesma, já que eu era funcionário tercerizado. Durante o tempo que passei lá, percebi uma mudança bastante radical que aos poucos, mas muito rapidamente ia acontecendo na personalidade dos indivíduos que eram contratados. Quando recém admitidas, as pessoas eram mais compreensivas, afáveis, educadas e generosas. Pouco tempo depois já dava para observar o contraste. Elas mesmas se tornaram ambiciosas, rudes, mal educadas e muitas vezes agressivas. Sem contar que só falavam sobre dinheiro e obtenção de novos bens materiais.

Veja como é muito fácil para um endivido mudar seu comportamento só porque seu salário aumentou. Você mesmo deve conhecer gente assim. Mas deixando de lado os outros e olhando para nós mesmos, será que eu também não deixei de valorizar as coisas simples da vida? Quando é que coisas materiais começaram a ter prioridade em minha vida e comecei a esquecer meu sonho de adolescente de fazer do nosso mundo, um mundo melhor? Quando foi que deixei de olhar para o céu à noite e contemplar as estrelas? Quando foi que deixei de comprimentar as pessoas? Será que me tornei uma pessoa amarga? Sou educado com as pessoas? ou me tornei insensível a dor do próximo.

Tem muita gente solitária por aí... Muita gente sem amigos, “já que não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos”. Assim muitas pessoas passam suas vidas, umas achando que tem amigos, mais os amigos são amigos do dinheiro e das festas, outras vão encontrando alivio imediato de suas frustrações em emoções fortes proporcionadas pelo dinheiro até que chega a doença ou acaba o dinheiro.; aí sim se deparam com o “diabo” da solidão.

Existem pessoas que só se contentam em fazer dinheiro e mais dinheiro e não se importam se chove ou faz sol, e comprar e falar sobre coisas. “Pra mim essas pessoas são muito chatas” É muito difícil encontrar pessoas dispostas a falar das coisas simples, uma roda de moda de viola, uma fogueira, um piquenique. Quando tem algo parecido é sempre churrasco lavado a muita cerveja, conversas “fiadas”, e pessoas se gabando de seus carrões novos, etc... e você sabe como é...

Por isso muita gente vive só, “sem amigo com quem pudesse realmente conversar...”

Para finalizar a reflexão de hoje quero voltar a falar sobre quando trabalhei naquela importante multinacional. No ano 2001, quando houve aquele ataque terrorista às torres gêmeas em New York, aquela empresa demitiu dois mil funcionários em um mesmo dia, nunca naquela época achei que isso fosse possível. Então acordei para a realidade e comecei a ver que realmente não valia a pena para eu ficar por ali, comecei a perceber como era frustrante conviver com pessoas tão secas e vazias. Então me despedi daquele lugar, e posso dizer que fiz muito bem, me tornei um profissional liberal, mas mesmo assim são poucas pessoas de conteúdo que conheço.

AUTOR: Eu mesmo... O Pequeno Príncipe.


Os Valores da Vida "Tenho vergonha de mim..."


Valores da Vida ( Um dia se aprende... )

0 comentários:

Postar um comentário

SE VOCÊ GOSTOU PODE COMENTAR AQUI

 

O PEQUENO PRINCIPE E A ROSA Página principal Clik aqui © 2008. Design By: SkinCorner